Exercício 1 de 0 Impressionismo: contexto histórico, características e artistas Time limit: 0 Exercício Summary 0 of 5 Questões completed Perguntas: Information Você já concluiu o exercício antes. Portanto, você não pode reiniciá-lo. Exercício is loading… You must sign in or sign up to start the exercício. Você precisa primeiro terminar o seguinte: Resultados Exercício concluído. Os resultados estão sendo registrados. Resultados 0 of 5 Questões answered correctly Seu tempo: Time has elapsed You have reached 0 of 0 point(s), (0) Earned Point(s): 0 of 0, (0) 0 Essay(s) Pending (Possible Point(s): 0) Categories Not categorized 0% 1 2 3 4 5 Questão 1 of 5 1. Question (ENEM MEC/2010) MONET, C. Mulher com sombrinha, 1875. 100x81cm. In: BECKETT, W. História da Pintura. São Paulo: Ática, 1997. Em busca de maior naturalismo em suas obras e fundamentando-se em novo conceito estético, Monet, Degas, Renoir e outros artistas passaram a explorar novas formas de composição artística, que resultaram no estilo denominado Impressionismo. Observadores atentos da natureza, esses artistas passaram a retratar, em suas obras, as cores que idealizavam de acordo com o reflexo da luz solar nos objetos. Correto Incorreto Correct answer usar mais a cor preta, fazendo contornos nítidos, que melhor definiam as imagens e as cores do objeto representado. Correto Incorreto Correct answer retratar paisagens em diferentes horas do dia, recriando, em suas telas, as imagens por eles idealizadas. Correto Incorreto Correct answer usar pinceladas rápidas de cores puras e dissociadas diretamente na tela, sem misturá-las antes na paleta. Correto Incorreto Correct answer usar as sombras em tons de cinza e preto e com efeitos esfumaçados, tal como eram realizadas no Renascimento. Correto Incorreto Correct answer Questão 2 of 5 2. Question (UFG GO/2011) Sandra Speidel/Getty Images. O gosto da surpresa Betty Milan Nada é melhor do que se surpreender, olhar o mundo com olhos de criança. Por isso as pessoas gostam de viajar. Nem o trânsito, nem a fila no aeroporto, nem o eventual desconforto do hotel são empecilhos neste caso. Só viajar importa, ir de um para outro lugar e se entregar à cena que se descortina. Como, aliás, no teatro. O turista compra a viagem baseado nas garantias que a agência de turismo oferece, mas se transporta em busca da surpresa. Porque é dela que nós precisamos mais. Isso explica a célebre frase navegar é preciso, viver não, erroneamente atribuída a Fernando Pessoa, já que data da Idade Média. Agora, não é necessário se deslocar no espaço para se surpreender e se renovar. Olhar atentamente uma flor, acompanhar o seu desenvolvimento, do botão à pétala caída, pode ser tão enriquecedor quanto visitar um monumento histórico. Tudo depende do olhar. A gente tanto pode olhar sem ver nada quanto se maravilhar, uma capacidade natural na criança e que o adulto precisa conquistar, suspendendo a agitação da vida cotidiana e não se deixando absorver por preocupações egocêntricas. Como diz um provérbio chinês, a lua só se reflete perfeitamente numa água tranquila. O que nós vemos e ouvimos depende de nós. A meditação nos afasta do clamor do cotidiano e nos permite, por exemplo, ouvir a nossa respiração. Quem escuta com o espírito, e não com o ouvido, percebe os sons mais sutis. Ouve o silêncio, que é o mais profundo de todos os sons, como bem sabem os músicos. Numa de suas letras, Caetano Veloso diz que só o João (Gilberto) é melhor do que o silêncio. Porque o silêncio permite entrar em contato com um outro eu, que só existe quando nos voltamos para nós mesmos. Há milênios, os asiáticos, que valorizam a longevidade, se exercitam na meditação, enquanto nós, ocidentais, evitamos o desligamento que ela implica. Por imaginarmos que sem estar ligado não é possível existir, ignoramos que o afastamento do circuito habitual propicia uma experiência única de nós mesmos, uma experiência sempre nova. Desde a Idade Média, muitos séculos se passaram. Mas o lema dos navegadores continua atual. Surpreender-se é preciso. A surpresa é a verdadeira fonte da juventude, promessa de renovação e de vida. VEJA. São Paulo: Abril, ed. 2184, set. 2010, p. 116. A imagem impressionista complementa as ideias do texto “O gosto da surpresa”. Nesse estilo artístico, a construção do sentido parte, predominantemente, da forma geométrica, pois a obra de arte representa a realidade fracionada. Correto Incorreto Correct answer do olhar do contemplador, pois a imagem sugere noções subjetivas e sensoriais. Correto Incorreto Correct answer do conteúdo, pois ignoram-se as figuras e ressaltam-se as ideias. Correto Incorreto Correct answer da temática, pois o recorte da realidade social é feito de modo objetivo. Correto Incorreto Correct answer do automatismo psíquico, pois as formas reproduzem o funcionamento real do pensamento. Correto Incorreto Correct answer Questão 3 of 5 3. Question (FGV /2006) Texto I O Coronel e o Lobisomem 1 – Que faniquito é esse? Respeite a patente 2 e deixe de ficar sestrosa. 3 Foi quando, sem mais nem menos, deu 4 entrada no meu ouvido aquele assobio fi– 5 ninho, vindo não atinei de onde. Podia ser 6 cobra em vadiagem de luar. Se tal fosse, a 7 mula andava recoberta de razão. Por isso 8 dei prazo de espera para que a peçonha 9 da cobra saísse no claro. Nisso, outro as– 10 sobio passou rentoso de minha barba, com 11 tanta maldade que a mula estremeceu da 12 anca ao casco, ao tempo em que sobrevi– 13 nha do mato um barulho de folha pisada. 14 Inquiri dentro do regulamento militar: 15 – Quem vem lá? 16 De resposta tive novo assobio. Num re– 17 pente, relembrei estar em noite de lobiso– 18 mem – era sexta-feira. Tanto caçoei do 19 povo de Juca Azeredo que o assombrado 20 tomou a peito tirar vingança de mim, 21 como avisou Sinhozinho. Pois muito pesar 22 levava eu em não poder, em tal estado, 23 dar provimento ao caso dele. Sujeito de 24 patente, militar em serviço de água be– 25 nta, carecia de consentimento para travar 26 demanda com o lobisomem ou outra qual– 27 quer penitência dos pastos, mesmo que 28 fosse uma visagenzinha de menino pagão. 29 Sempre fui cioso da lei e não ia em noite 30 de batizado manchar, na briga de estrada, 31 galão e patente: 32– Nunca! 33 A mulinha, a par de tamanha responsabi– 34 lidade, que mula sempre foi bicho de 35 grande entendimento, largou o casco na 36 poeira. Para a frente a montaria não an– 37 dava, mas na direção do Sobradinho cor– 38 ria de vento em popa. Já um estirão era 39 andado quando, numa roça de mandioca, 40 adveio aquele figurão de cachorro, uma 41 peça de vinte palmos de pêlo e raiva. Na 42 frente de ostentação tão provida de ódio, a 43 mulinha de Ponciano debandou sem mi– 44 nha licença por terra de dormideira e 45 cipó, onde imperava toda raça de espinho, 46 caruru-de-sapo e roseta-de-frade. O luar 47 era tão limpo que não existia matinho de– 48 simportante para suas claridades – tudo 49 vinha à tona, de quase aparecer a raiz. 50 Aprovei a manobra da mula na certeza de 51 que lobisomem algum arriscava a sua 52 pessoa em tamanho carrascal. Enganado 53 estava eu. Atrás, abrindo caminho e des– 54 torcendo mato, vinha o vingancista do lo– 55 bisomem. Roncava como porco cevado. 56 Assim acuada, a mulinha avivou carreira, 57 mas tão desinfeliz que embaralhou a pata 58 do coice numas embiras-de-corda. Não 59 tive mais governo de sela e rédea. Caí 60 como sei cair, em posição militar, pronto a 61 repelir qualquer ofendimento. Digo, sem 62 alarde, que o lobisomem bem podia ter 63 saído da demanda sem avaria ou agravo, 64 caso não fosse um saco de malquerença. 65 Estando eu em retirada, pelo motivo já 66 sabido de ser portador de galão e patente, 67 não cabia a mim entrar em arruaça des– 68 guarnecido de licença superior. Disso não 69 dei conta ao enfeitiçado, do que resultou a 70 perdição dele. Como disse, rolava eu no 71 capim, pronto a dar ao caso solução brio– 72 sa, na hora em que o querelante apresen– 73 tou aquela risada de pouco caso e debo– 74 che: 75– Quá-quá-quá… 76 Não precisou de mais nada para que o gê– 77 nio dos Azeredos e demais Furtados vies– 78 se de vela solta. Dei um pulo de cabrito e 79 preparado estava para a guerra do lobiso– 80 mem. Por descargo de consciência, do que 81 nem carecia, chamei os santos de que sou 82 devocioneiro: 83 – São Jorge, Santo Onofre, São José! CARVALHO, José Cândido de. O coronel e o lobisomen. 46. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, pp.177-179 Assinale a alternativa que apresenta uma característica do impressionismo. Deformação do objeto a partir da sensação que ele desperta. Correto Incorreto Correct answer Comparação do objeto com a vegetação local. Correto Incorreto Correct answer Reprodução objetiva e estática da realidade. Correto Incorreto Correct answer Ênfase na reprodução da realidade objetiva. Correto Incorreto Correct answer Preocupação com a verdade exata, não apenas com a verossimilhança. Correto Incorreto Correct answer Questão 4 of 5 4. Question (UFMS/2009) Sobre o Impressionismo, assinale a alternativa correta O movimento Impressionista foi representado por Litchtenstein, Edward Hopper e Andy Warhol, artistas franceses do início do século XX. Correto Incorreto Correct answer O movimento Impressionista, chamado de “arte de sensação rápida”, foi assim identificado por suas obras de construções de móbiles. Correto Incorreto Correct answer Com o advento da fotografia, o movimento Impressionista teve que reinventar os modelos de pintura da época, tendo como grandes nomes: Monet, Manet, Renoir, Sisley e Degas. Correto Incorreto Correct answer No movimento Impressionista, a utilização do recurso da impressão serigráfica foi o mais empregado pelos artistas do período. Correto Incorreto Correct answer A pintura Impressionista tinha como característica a cor chapada e sem luminosidade direcional, composta por formas geométricas e orgânicas. Correto Incorreto Correct answer Questão 5 of 5 5. Question (UEM/2009) O Impressionismo foi um movimento artístico surgido na França no final do século XIX. A respeito deste movimento assinale a(s) alternativas correta(s). A pintura impressionista postulava uma nova concepção do espaço, sem o uso da “perspectiva científica” renascentista. Correto Incorreto Correct answer Os impressionistas tiveram um sucesso imediato, tendo os pintores deste movimento recebido vários prêmios da Academia Francesa de Belas Artes. Correto Incorreto Correct answer Uma explicação para o uso do termo impressionista é o fato de, durante muitos anos, os pintores deste movimento terem representado apenas crepúsculos. Correto Incorreto Correct answer Um dos pintores impressionistas mais conhecidos é Claude Monet. Correto Incorreto Correct answer O uso dos pigmentos e a pintura ao ar livre são duas características marcantes do Impressionismo. Correto Incorreto Correct answer