Exercício 1 de 0 MPB: contexto e movimentos da Música Popular Brasileira Time limit: 0 Exercício Summary 0 of 10 Questões completed Perguntas: Information Você já concluiu o exercício antes. Portanto, você não pode reiniciá-lo. Exercício is loading… You must sign in or sign up to start the exercício. Você precisa primeiro terminar o seguinte: Resultados Exercício concluído. Os resultados estão sendo registrados. Resultados 0 of 10 Questões answered correctly Seu tempo: Time has elapsed You have reached 0 of 0 point(s), (0) Earned Point(s): 0 of 0, (0) 0 Essay(s) Pending (Possible Point(s): 0) Categories Not categorized 0% 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Questão 1 of 10 1. Question (ENEM MEC/2021) Sinhá Se a dona se banhou Eu não estava lá Por Deus Nosso Senhor Eu não olhei Sinhá Estava lá na roça Sou de olhar ninguém Não tenho mais cobiça Nem enxergo bem Para que me pôr no tronco Para que me aleijar Eu juro a vosmecê Que nunca vi Sinhá […] Por que talhar meu corpo Eu não olhei Sinhá Para que que vosmincê Meus olhos vai furar Eu choro em iorubá Mas oro por Jesus Para que que vossuncê Me tira a luz. CHICO BUARQUE; JOÃO BOSCO. Chico. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 2011 (fragmento). No fragmento da letra da canção, o vocabulário empregado e a situação retratada são relevantes para o patrimônio linguístico e identitário do país, na medida em que remetem à violência física e simbólica contra os povos escravizados. Correto Incorreto Correct answer valorizam as influências da cultura africana sobre a música nacional. Correto Incorreto Correct answer relativizam o sincretismo constitutivo das práticas religiosas brasileiras. Correto Incorreto Correct answer narram os infortúnios da relação amorosa entre membros de classes sociais diferentes. Correto Incorreto Correct answer problematizam as diferentes visões de mundo na sociedade durante o período colonial. Correto Incorreto Correct answer Questão 2 of 10 2. Question (ENEM MEC/2017) As atrizes Naturalmente Ela sorria Mas não me dava trela Trocava a roupa Na minha frente E ia bailar sem mais aquela Escolhia qualquer um Lançava olhares Debaixo do meu nariz Dançava colada Em novos pares Com um pé atrás Com um pé a fim Surgiram outras Naturalmente Sem nem olhar a minha cara Tomavam banho Na minha frente Para sair com outro cara Porém nunca me importei Com tais amantes […] Com tantos filmes Na minha mente É natural que toda atriz Presentemente represente Muito para mim CHICO BUARQUE. Carioca. Rio de Janeiro. Biscoito Fino, 2006 (fragmento). Na canção, Chico Buarque trabalha uma determinada função da linguagem para marcar a subjetividade do eu lírico ante as atrizes que ele admira. A intensidade dessa admiração está marcada em: "Naturalmente/ Ela sorria/ Mas não me dava trela". Correto Incorreto Correct answer "Tomavam banho/ Na minha frente/ Para sair com outro cara". Correto Incorreto Correct answer "Surgiram outras/ Naturalmente/ Sem nem olhar a minha cara". Correto Incorreto Correct answer "Escolhia qualquer um/ Lançava olhares/ Debaixo do meu nariz". Correto Incorreto Correct answer "É natural que toda atriz/ Presentemente represente/ Muito para mim". Correto Incorreto Correct answer Questão 3 of 10 3. Question (ENEM MEC/2015) Carta ao Tom 74 Rua Nascimento Silva, cento e sete Você ensinando pra Elizete As canções de canção do amor demais Lembra que tempo feliz Ah, que saudade, Ipanema era só felicidade Era como se o amor doesse em paz Nossa famosa garota nem sabia A que ponto a cidade turvaria Esse Rio de amor que se perdeu Mesmo a tristeza da gente era mais bela E além disso se via da janela Um cantinho de céu e o Redentor É, meu amigo, só resta uma certeza, É preciso acabar com essa tristeza É preciso inventar de novo o amor MORAES, V.; TOQUINHO. Bossa Nova, sua história, sua gente. São Paulo: Universal; Philips,1975 (fragmento). O trecho da canção de Toquinho e Vinícius de Moraes apresenta marcas do gênero textual carta, possibilitando que o eu poético e o interlocutor compartilhem uma visão realista sobre o amor em sintonia com o meio urbano. Correto Incorreto Correct answer troquem notícias em tom nostálgico sobre as mudanças ocorridas na cidade. Correto Incorreto Correct answer façam confidências, uma vez que não se encontram mais no Rio de Janeiro. Correto Incorreto Correct answer tratem pragmaticamente sobre os destinos do amor e da vida citadina. Correto Incorreto Correct answer aceitem as transformações ocorridas em pontos turísticos específicos. Correto Incorreto Correct answer Questão 4 of 10 4. Question (ENEM MEC/2020) Sou o coração do folclore nordestino Eu sou Mateus e Bastião do Boi-bumbá Sou o boneco de Mestre Vitalino Dançando uma ciranda em Itamaracá Eu sou um verso de Carlos Pena Filho Num frevo de Capiba Ao som da Orquestra Armorial Sou Capibaribe Num livro de João Cabral Sou mamulengo de São Bento do Una Vindo no baque solto de maracatu Eu sou um auto de Ariano Suassuna No meio da Feira de Caruaru Sou Frei Caneca do Pastoril do Faceta Levando a flor da lira Pra Nova Jerusalém Sou Luiz Gonzaga E sou do mangue também Eu sou mameluco, sou de Casa Forte Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte LENINE; PINHEIRO, P.C. Leão do Norte. In: LENINE; SUZANO, M. Olho de peixe. São Paulo: Velas, 1993 (fragmento). O fragmento faz parte da canção brasileira contemporânea e celebra a cultura popular nordestina. Nele, o artista exalta as diferentes manifestações culturais pela valorização do teatro, música, artesanato, literatura, dança, personagens históricos e artistas populares, compondo um tecido diversificado e enriquecedor da cultura popular como patrimônio regional e nacional. Correto Incorreto Correct answer identificação dos lugares pernambucanos, manifestações culturais, como o bumba meu boi, as cirandas, os bonecos mamulengos e heróis locais, fazendo com que essa canção se apresente como uma referência à cultura popular nordestina. Correto Incorreto Correct answer exaltação das raízes populares, como a poesia, a literatura de cordel e o frevo, misturadas ao erudito, como a Orquestra Armorial, compondo um rico tecido cultural, que transforma o popular em erudito. Correto Incorreto Correct answer caracterização das festas populares como identidade cultural localizada e como representantes de uma cultura que reflete valores históricos e sociais próprios da população local. Correto Incorreto Correct answer apresentação do Pastoril do Faceta, do maracatu, do bumba meu boi e dos autos como representação da musicalidade e do teatro popular religioso, bastante comum ao folclore brasileiro. Correto Incorreto Correct answer Questão 5 of 10 5. Question (ENEM MEC/2020) TEXTO I É pau, é pedra, é o fim do caminho É um resto de toco, é um pouco sozinho É um caco de vidro, é a vida, é o sol É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol É peroba-do-campo, é o nó da madeira Caingá, candeia, é o matita-pereira TOM JOBIM. Águas de março. O Tom de Jobim e o tal de João Bosco (disco de bolso). Salvador: Zen Produtora, 1972 (fragmento). TEXTO II A inspiração súbita e certeira do compositor serve ainda de exemplo do lema antigo: nada vem do nada. Para ninguém, nem mesmo para Tom Jobim. Duas fontes são razoavelmente conhecidas. A primeira é o poema O caçador de esmeraldas, do mestre parnasiano Olavo Bilac: “Foi em março, ao findar da chuva, quase à entrada/ do outono, quando a terra em sede requeimada/ bebera longamente as águas da estação […]”. E a outra é um ponto de macumba, gravado com sucesso por J. B. Carvalho, do Conjunto Tupi: “É pau, é pedra, é seixo miúdo, roda a baiana por cima de tudo”. Combinar Olavo Bilac e macumba já seria bom; mas o que se vê em Águas de março vai muito além: tudo se transforma numa outra coisa e numa outra música, que recompõem o mundo para nós. NESTROVSKI, A. O samba mais bonito do mundo. In: Três canções de Tom Jobim. São Paulo: Cosac Naify, 2004. Ao situar a composição no panorama cultural brasileiro, o Texto II destaca o(a) diálogo que a letra da canção estabelece com diferentes tradições da cultura nacional. Correto Incorreto Correct answer singularidade com que o compositor converte referências eruditas em populares. Correto Incorreto Correct answer caráter inovador com que o compositor concebe o processo de criação artística. Correto Incorreto Correct answer relativização que a letra da canção promove na concepção tradicional de originalidade. Correto Incorreto Correct answer resgate que a letra da canção promove de obras pouco conhecidas pelo público no país. Correto Incorreto Correct answer Questão 6 of 10 6. Question (UnB DF/2013)(Adaptada) Sentados no bar Veloso, 50 anos atrás, Tom Jobim e Vinicius de Moraes encantaram-se com a beleza da jovem Helô Pinheiro, que passava por ali rumo à Praia de Ipanema. Dessa admiração dos compositores surgiu Garota de Ipanema, uma das mais conhecidas músicas do planeta, que, mesmo após cinco décadas, continua sendo regravada e atualizada por cantores da nova geração. Composta em agosto de 1962, foi lançada somente em março de 1963, tornando-se o maior sucesso da Bossa Nova. Internet: <vejario.abril.com.br> (com adaptações). A partir do texto acima, referente à canção Garota de Ipanema e à Bossa Nova, assinale a(as) alternativa(as) correta(as): A canção Garota de Ipanema tornou-se ainda mais popular e reconhecida internacionalmente após ser interpretada, em inglês, por Frank Sinatra. Correto Incorreto Correct answer Mantendo-se a correção gramatical, o trecho inicial do texto poderia ser reescrito, usando-se linguagem denotativa, da seguinte forma: Faz 50 anos que, passando rumo à Praia de Ipanema, a beleza da jovem Helô Pinheiro encantou Tom Jobim e Vinicius de Morais, que estavam no bar Veloso. Correto Incorreto Correct answer Nas duas estrofes iniciais da canção Garota de Ipanema, destacam-se notas curtas e articuladas, ao passo que, na segunda parte da canção, destacam-se notas mais longas e ligadas. Correto Incorreto Correct answer Questão 7 of 10 7. Question (UFRGS RS/2018) Considere as afirmações abaixo, sobre a canção Águas de março – composição de Antonio Carlos Jobim, interpretação dele e de Elis Regina – que integra o álbum Elis & Tom. I. A letra, a melodia e a intepretação de Elis Regina e Tom Jobim estão marcadas unilateralmente pela melancolia e pelo pessimismo sintomáticos do momento histórico autoritário em que a canção foi composta. II. A canção assume um viés claramente narrativo em que o sujeito cancional apresenta sua rotina de trabalho em ambiente rural. III. A letra da canção está estruturada na repetição de sentenças afirmativas; fragmentada, a letra mobiliza substantivos do mundo natural que rimam entre si e formam pares antitéticos. Quais estão corretas? Apenas I. Correto Incorreto Correct answer Apenas III. Correto Incorreto Correct answer Apenas I e II. Correto Incorreto Correct answer Apenas II e III. Correto Incorreto Correct answer I, II e III. Correto Incorreto Correct answer Questão 8 of 10 8. Question (Unifor CE/2016) Eu te amo Ah, se já perdemos a noção da hora Se juntos já jogamos tudo fora Me conta agora como hei de partir Se, ao te conhecer, dei pra sonhar, fiz tantos desvarios Rompi com o mundo, queimei meus navios Me diz pra onde é que inda posso ir Se nós, nas travessuras das noites eternas Já confundimos tanto as nossas pernas Diz com que pernas eu devo seguir Se entornaste a nossa sorte pelo chão Se na bagunça do teu coração Meu sangue errou de veia e se perdeu Como, se na desordem do armário embutido Meu paletó enlaça o teu vestido E o meu sapato inda pisa no teu Como, se nos amamos feito dois pagãos Teus seios inda estão nas minhas mãos Me explica com que cara eu vou sair Não, acho que estás te fazendo de tonta Te dei meus olhos pra tomares conta Agora conta como hei de partir (Tom Jobim – Chico Buarque – CD Vida, 1980) O texto acima é uma canção de Chico Buarque, que, embora não endosse a alcunha de “poeta” a ele atribuída, compõe letras com qualidade poética, muitas delas já estudadas literariamente. Leia o texto acima e sobre ele as afirmativas a seguir: I. O eu lírico transita por um presente doloroso de perda afetiva e um passado de profunda ligação amorosa. II. O texto nos apresenta retalhos de vida a dois, trazidos à cena pela voz do homem, como se pode depreender dos versos-imagens, “Meu paletó enlaça o teu vestido / O meu sapato inda pisa no teu”. III. Percebe-se no texto um ressentimento implícito da mulher amada pela separação imprevisível. IV. Há no texto uma alternância de pessoas verbais, eu, tu, nós, configurando, inicialmente, uma partilha da responsabilidade pelo desperdício do amor. Na sequência, porém, o eu lírico atribui à mulher essa responsabilidade e, no verso final, entrega a ela solução para o beco sem saída em que ele se encontra. Está correto apenas o que se afirma em: I, II, III e IV. Correto Incorreto Correct answer I, III e IV. Correto Incorreto Correct answer II, III e IV. Correto Incorreto Correct answer I e II. Correto Incorreto Correct answer I, II e IV. Correto Incorreto Correct answer Questão 9 of 10 9. Question (UFRGS RS/2015) Leia abaixo a letra da canção Baby – composição de Caetano Veloso e interpretação de Gal Costa – que integra o álbum Tropicália ou Panis et Circencis . Baby Você precisa saber da piscina Da margarina Da Carolina Da gasolina Você precisa saber de mim Baby baby Eu sei que é assim Você precisa tomar um sorvete Na lanchonete Andar com a gente Me ver de perto Ouvir aquela canção do Roberto Baby baby Há quanto tempo Você precisa aprender inglês Precisa aprender o que eu sei E o que eu não sei mais E o que eu não sei mais Não sei, comigo vai tudo azul Contigo vai tudo em paz Vivemos na melhor cidade Da América do Sul Da América do Sul Você precisa Você precisa Não sei Leia na minha camisa Baby baby I love you Considere as seguintes afirmações sobre a canção Baby . I. As expressões em língua estrangeira (“Baby”, “I love you”) e a constatação de que “você precisa aprender inglês” demonstram postura favorável aos Estados Unidos do grupo tropicalista que renegava a língua e a cultura brasileiras. II. A repetição de “você precisa” impõe uma situação conativa, na qual o sujeito cancional faz apelos diretos ao interlocutor. III. O paralelismo rimado inclui, entre as mercadorias “piscina”, “margarina” e “gasolina”, a canção Carolina , de Chico Buarque. Quais estão corretas? Apenas I. Correto Incorreto Correct answer Apenas II. Correto Incorreto Correct answer Apenas I e II. Correto Incorreto Correct answer Apenas II e III. Correto Incorreto Correct answer I, II e III. Correto Incorreto Correct answer Questão 10 of 10 10. Question (ENEM MEC/2020/2ª Aplicação) TEXTO I A dupla Claudinho e Buchecha foi formada por dois amigos de infância que eram vizinhos na comunidade do Salgueiro. Os cantores iniciaram sua carreira artística no início dos anos 1990, cantando em bailes funk de São Gonçalo (RJ), e fizeram muito sucesso com a música Fico assim sem você, em 2002. Buchecha trabalhou por um bom tempo como office boy e Claudinho atuou como peão de obras e vendedor ambulante. Disponível em: http://dicionariompb.com.br. Acesso em: 19 abr. 2018 (adaptado). TEXTO II Ouvi a canção Fico assim sem você no rádio e me apaixonei instantaneamente. Quando isso acontece comigo, não posso fazer nada a não ser trazer a música pra perto de mim e então começar a cantar e tocar sem parar, até que ela se torne minha. A canção caiu como uma luva no repertório do disco e eu contava as horas pra poder gravá-la. CALCANHOTTO, A. Fico assim sem você. Disponível em: www.adrianapartimpim.com.br. Acesso em: 19 abr. 2018 (adaptado). A letra da canção Fico assim sem você, que circulava em meios populares, veiculada pela grande mídia, começou a integrar o repertório de crianças cujas famílias tinham o hábito de ouvir o que é conhecido como MPB. O novo público que passou a conhecer e apreciar essa música revela a legitimação de certas músicas quando interpretadas por artistas de uma parcela específica da sociedade. Correto Incorreto Correct answer admiração pelas composições musicais realizadas por sujeitos com pouca formação acadêmica. Correto Incorreto Correct answer necessidade que músicos consagrados têm de buscar novos repertórios nas periferias. Correto Incorreto Correct answer importância dos meios de comunicação de massa na formação da música brasileira. Correto Incorreto Correct answer função que a indústria fonográfica ocupa em resgatar músicas da periferia. Correto Incorreto Correct answer