O que é estética e qual sua relação com filosofia e a arte
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Questão 1 of 10
1. Question
(IFPR/2020)
Atente para o fragmento a seguir:
“[…] Não se trata, decerto, de tomar a sensibilidade em sua opacidade material, na absoluta e irredutível singularidade de suas manifestações, mas, antes, apenas como o lócus onde o universal e o necessário se apresentam como produtos da atividade filosófica, como reflexos do Espírito e de sua liberdade infinita. Ora, é possível afirmar que para Hegel o trabalho realizado por Kant de desabilitação da metafísica dogmática e de seus objetos por excelência: Deus, Alma e Mundo, e de radicalização do primado da razão prática, teve como uma de suas principais consequências a expansão do terreno legítimo do pensamento filosófico para tudo aquilo em que este possa deixar a marca de sua liberdade, agora já liberta de um universo de objetos determinados. No movimento esboçado acima, a sensibilidade, esse “Outro” do pensamento, torna-se um legítimo objeto da filosofia. Como resultado, não mais concebida como simples poética, […]”.
(Fonte: TREVISAN, Diego K. Estética como “ciência do sensível” em Baumgarten e Kant. Arte Filosofia, Ouro Preto, n.17, Dezembro 2014. p.170-181).
Diante desse trecho, é correto afirmar que a Estética filosófica deve ser entendida como:
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Questão 2 of 10
2. Question
(UEM PR/2017)
Acerca do belo e do juízo de gosto, assinale o que for correto.
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Questão 3 of 10
3. Question
(UEM PR/2015)
Sobre Arte e Filosofia é correto afirmar que:
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Questão 4 of 10
4. Question
(UEMA/2012)
Kant definiu a Estética como sendo ciência. E completando, Alexander Brumgarten a definiu como sendo a teoria do belo e das suas manifestações através da arte. Como ciência e teoria do belo, a Estética pretende alcançar um tipo específico de conhecimento que é aquele captado
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Questão 5 of 10
5. Question
(Unioeste PR/2012)
“O nascimento da estética como disciplina filosófica está indissoluvelmente ligado a mutação radical que intervém na representação do belo quando este é pensado em termos de gosto, portanto, a partir do que no homem irá logo aparecer como a essência mesma da subjetividade, como o mais subjetivo do sujeito. Com o conceito de gosto, efetivamente, o belo é ligado tão intimamente à subjetividade humana que se define, no limite, pelo prazer que proporciona, pelas sensações ou pelos sentimentos que suscita em nós (…) Com o nascimento do gosto, a antiga filosofia da arte deve, portanto, ceder lugar a uma teoria da sensibilidade”.
Luc Ferry.
Assinale a alternativa que NÃO está relacionada com a Estética como disciplina filosófica.
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Questão 6 of 10
6. Question
(ENEM MEC/2022)
TEXTO I
Uma filosofia da percepção que queira reaprender a ver o mundo restituirá à pintura e às artes em geral seu lugar verdadeiro.
MERLEAU-PONTY, M. Conversas: 1948. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
TEXTO II
Os grandes autores de cinema nos pareceram confrontáveis não apenas com pintores, arquitetos, músicos, mas também com pensadores. Eles pensam com imagens, em vez de conceitos.
DELEUZE, G. Cinema 1: a imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1983 (adaptado).
De que modo os textos sustentam a existência de um saber ancorado na sensibilidade?
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Questão 7 of 10
7. Question
(IFG GO/2020)
“Assistimos uma tendência de melhorar a vida através do embelezamento que foi se aprofundando e expandindo ao ser assumida pela dinâmica do mercado. A estetização, o embelezamento artificial, ultrapassou a fronteira do corpo para se alastrar para realidade como um todo. O mito do progresso, a pressão mercadológica e a crescente força social da ciência e da tecnologia deram a necessidade de aparelhamento, embelezamento, de limpeza da cidade e do homem [e da mulher] formas nunca imaginadas”.
Adaptado de MOREIRA, Alberto da Silva. A estetização da experiência religiosa. In: MOREIRA, Alberto da Silva; LEMOS, Carolina Teles; QUADROS, Eduardo Gusmão (Orgs.). A religião entre o espetáculo e a intimidade. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2014, p. 301.
Segundo o texto, na sociedade moderna, com o embelezamento artificial, a compulsão estética foi assumida pela dinâmica do mercado, significando que:
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Questão 8 of 10
8. Question
(UEL PR/2020)
Leia o texto a seguir.
[…] a arte imita a natureza [. . . ] Em geral a arte perfaz certas coisas que a natureza é incapaz de elaborar e a imita. Assim, se as coisas que são conforme a arte são em vistas de algo, evidentemente também o são as coisas conforme à natureza.
ARISTÓTELES, Física I e II. 194 a20; 199 a13-18. Tradução adaptada de Lucas Angioni. Campinas: IFCH/UNICAMP, 1999. p.47; 58.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre mímesis (imitação) em Aristóteles, assinale a alternativa correta.
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Questão 9 of 10
9. Question
(UECE/2019)
“A crescente proletarização dos homens de hoje e a crescente formação das massas são dois lados de um mesmo acontecimento. O fascismo procura organizar as massas proletarizadas recém-surgidas sem tocar nas relações de propriedade, por cuja abolição elas pressionam. Ele vê sua salvação em deixar as massas alcançarem a sua expressão (de modo algum seu direito). As massas possuem um direito à mudança das relações de propriedade; o fascismo busca dar-lhe uma expressão conservando essas relações. O fascismo resulta, consequentemente, em uma estetização da vida política.”
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2012, p. 117.
Considerando o que diz Benjamin sobre os efeitos sociais da reprodutibilidade técnica dos objetos de fruição estética, é correto afirmar que
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Questão 10 of 10
10. Question
(UECE/2019)
“[N]ão existe contraposição maior à exegese e justificação puramente estética do mundo […] do que a doutrina cristã, a qual é e quer ser somente moral, e com seus padrões absolutos, já com sua veracidade de Deus, por exemplo, desterra a arte, toda arte, ao reino da mentira – isto é, nega-a, reprova-a, condena-a.”
NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia, ou helenismo e pessimismo. – “Tentativa de autocrítica”. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 19.
Nessa passagem, Nietzsche