Sedentarismo, seus riscos para a saúde e como evitá-lo
Exercício Summary
0 of 5 Questões completed
Perguntas:
Information
Você já concluiu o exercício antes. Portanto, você não pode reiniciá-lo.
Exercício is loading…
You must sign in or sign up to start the exercício.
Você precisa primeiro terminar o seguinte:
Resultados
Resultados
0 of 5 Questões answered correctly
Seu tempo:
Time has elapsed
You have reached 0 of 0 point(s), (0)
Earned Point(s): 0 of 0, (0)
0 Essay(s) Pending (Possible Point(s): 0)
Categories
- Not categorized 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- Current
- Review
- Answered
- Correto
- Incorreto
-
Questão 1 of 5
1. Question
(UNIDERP MS/2018)
1 Não movimentar o corpo faz mal para a saúde. 2 Repouso e atividade física constituem processos 3 biológicos inerentes a todos os seres vivos, sendo o 4 equilíbrio entre ambos de fundamental importância para 5 a saúde tanto física quanto mental.
6 Os benefícios de movimentar o corpo são inúmeros: 7 melhoram a saúde do coração e pulmões, eleva a 8 capacidade aeróbica, deixam os ossos, os músculos e 9 as articulações mais fortes, melhoram o equilíbrio e os 10 reflexos, reduzindo as quedas, ajudam a diminuir o peso 11 e a oxigenar o cérebro, fazem com que as pessoas sejam 12 mais saudáveis e independentes, além de melhorar o 13 humor, a imagem corporal, a autoestima e a integração 14 social.
15 No mundo moderno, as facilidades de locomoção 16 levam ao sedentarismo que, por sua vez, determina a 17 redução da massa e da força muscular. Por exemplo, 18 certas condições, como carros, botões, elevadores, 19 escadas rolantes, eletrodomésticos, computadores e 20 corredores rolantes, facilitam a vida e aumentam o 21 sedentarismo, sendo, portanto, a realização de qualquer 22 movimento melhor do que nada. Receitar atividade física 23 é receitar saúde, sendo importante motivar e educar as 24 crianças, os jovens, os adultos e os idosos sobre os 25 benefícios de manter o corpo em constante movimento, 26 procurando executar uma atividade que seja do agrado 27 da pessoa e que combine com o seu perfil psicológico. 28 Mexa-se e viva cada dia melhor!
BODACHNE, Luiz. Sedentarismo, um vilão moderno da saúde. Disponível em: <http://www.tribunapr.com.br/arquivo/vida-saude/sedentarismoum- vilao-moderno-da-saude/>. Acesso em: 8 nov. 2017. Adaptado.
O texto do médico Luiz Bodachne evidencia
-
Questão 2 of 5
2. Question
(Encceja/2018)
O tempo voa e as atividades são muitas. A vida moderna impõe um cotidiano apressado e desregrado que interfere no modo de viver das pessoas. A falta de tempo não deixa espaço para uma alimentação saudável. As brincadeiras de rua e as atividades físicas cederam lugar para a televisão, para o videogame ou para o computador. Nas últimas décadas, esses hábitos sedentários geraram muitos problemas de saúde associados à má alimentação e ao estresse, como a depressão, o diabetes, a hipertensão, entre outras doenças. Por sua vez, a indústria farmacêutica segue desenvolvendo novos medicamentos para tratar doenças que poderiam ter sido evitadas simplesmente adotando modos de vida mais saudáveis.
ANVISA. A informação é o melhor remédio. Brasília: Anvisa, 2008 (adaptado).
O texto ressalta a necessidade de combate ao sedentarismo através do(a)
-
Questão 3 of 5
3. Question
(ENEM MEC/2014)
De um lado, as doenças relacionadas ao sedentarismo (hipertensão, diabetes, obesidade etc.), e de outro lado, o insistente chamamento para determinados padrões de beleza corporal, associados a produtos e práticas alimentares e de exercício físico, colocam os jovens na “linha de frente” dos cuidados com o corpo e a saúde.
FINI, M. I. (Org.) Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Educação Física. São Paulo: SEE, 2008 (adaptado).
Nesse contexto, considera-se que, atualmente, os assuntos relacionados à saúde, beleza, hábitos alimentares saudáveis têm sido objeto de discussões que
-
Questão 4 of 5
4. Question
(IFPE/2017)
As pessoas que não praticam atividade física têm consciência dos riscos da vida sedentária?
A pesquisa coletou informações sobre práticas esportivas e atividades físicas relativas a 2013. Ao todo, foram realizadas 8.902 entrevistas. Os dados foram ponderados com base em uma projeção da população brasileira por região, gênero e grupos de idade, feita pelo IBGE para o ano de 2013, de aproximadamente 146.748.000 brasileiros, quantidade equivalente à população entre 14 e 75 anos.
Ministério dos Esportes. A prática de Esportes no Brasil. Disponível em: <http://www.esporte.gov.br/diesporte/2.html>. Acesso: 10 maio 2017 (adaptado).
A partir da leitura do texto, julgue as proposições a seguir.
I. Mais de 30% dos homens e mulheres entrevistados têm consciência da necessidade da prática esportiva.
II. Quase um quarto da população masculina, tomando por base a margem de erro da pesquisa, alega não ter tempo para a prática esportiva.
III. Com base nos dados coletados na pesquisa, os homens brasileiros mostraram-se mais conscientes dos riscos causados pelo sedentarismo.
IV. Somando-se homens e mulheres, mais de 10% dos entrevistados alegaram que não praticam esportes e/ou atividades físicas por não gostarem.
V. Ao se somarem os números percentuais de homens e mulheres que não responderam à pergunta, não se chega a 1% dos entrevistados.
Estão CORRETAS apenas as proposições
-
Questão 5 of 5
5. Question
(Encceja/2019)
O sedentarismo é um desafio para a saúde: seus custos financeiros são enormes. Globalmente, a inatividade física custa 54 bilhões de dólares por ano em assistência médica. O plano da Organização Mundial da Saúde busca aumentar a prática das atividades físicas em 15% no período entre 2018 e 2030. A estratégia visa tornar espaços públicos mais favoráveis à prática de exercícios para pessoas de diferentes idades e habilidades motoras. O objetivo é incentivar mais caminhadas, ciclismo, esportes, recreação ativa, dança e jogos.
Disponível em: https://nacoesunidas.org. Acesso em: 27 set. 2018 (adaptado).
O sedentarismo é um estado físico caracterizado pela